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  • Como manter a saúde (e a dieta) nas festas de final de ano?

  • Fim de ano chegando, muitas festas (esse ano bem mais restritas em função dos cuidados com a pandemia, não é mesmo?) e mesa cheia de delícias. Será que tem como curtir intensamente estes momentos sem comprometer muito os nossos cuidados com a alimentação?

    A resposta é sim, se tivermos equilíbrio. A nutricionista Rose Zardo Siviero, explica que Natal e Ano Novo são festas em que costumamos compartilhar refeições com pessoas queridas. “A comida, neste caso, não tem somente função nutricional, ela é o momento de prazer, de confraternização. Quando estiver à mesa, observe os seus desejos, o que você realmente tem vontade de comer, e coma com atenção, com presença e com moderação. Não fique nos belisques, monte o seu prato e aproveite o que tem ali”, sugere.

    Uma dica importante para quem vai ingerir bebida alcóolica é intercalar com água.

    Para cada dose de álcool, beba 200 ml de água. Parece muito, mas seu corpo agradecerá.

    “A bebida alcoólica afeta as funções do fígado, principal órgão da metabolização do álcool, e a água ajuda a otimizar este processo. Além disso, ela desidrata, então, a água é ainda mais importante”, explica Rose.

    Ah, e é importante escolher bebidas de qualidade, não exagerar no açúcar dos drinks e usar bastante gelo para diluir o uísque e a caipirinha. Beba junto com a refeição e com moderação!

    O mais importante de tudo é o equilíbrio. “Na hora de comer, coma com presença, com atenção, com intenção, e não exagere. Não consegue ter a qualidade desejada nas festas de final de ano? Cuide da quantidade”, sugere Rose.

    E o dia seguinte?

    Para a nutricionista Rose Zardo Siviero, a lógica de pensar em compensar no dia seguinte pode não ser muito legal. Isso porque, pode nos induzir a perder o controle com a comida durante as festas.

    “No dia seguinte, se alimente com comida de verdade, simples, baseada em verduras, legumes, frutas, grãos, cereais, gorduras boas, simplesmente volte para a rotina. Boa alimentação sempre faz bem”, diz.

    Também é importante beber bastante água, aos poucos e durante o dia todo. Caso esteja indisposto, os chás podem ser uma ótima opção. O de gengibre é excelente para distensão abdominal e gases, o chá de alecrim auxilia na digestão e, se você estiver se sentindo inchada, chá de cavalinha e hibisco vão ajudar.

    No caso das bebidas alcoólicas, para quem deixar de ter os cuidados necessários de lado e acordar de ressaca, a alternativa, segundo a nutricionista Rose Zardo Siviero, é beber bastante água ao acordar e durante todo o dia para se hidratar e ajudar a metabolizar todo o álcool ingerido.

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