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  • Mantenha a rotina de vigilância e sono

  • O sono é um dos pilares mais importantes para mantermos a nossa cabeça e mente em saudáveis, mas, também pode ser um dos que mais rapidamente se desregula em momentos de tensão como o que estamos vivendo. Mas, calma, o conhecimento é uma dádiva e, por isso, estamos trazendo uma série de especialistas para dar as melhores dicas para você.

    Hoje é o dia da Dalva Poyares, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em neurologia e medicina do sono. Aliás, ela é uma das convidadas do livro Vida simples, saudável e feliz, da Carla Lubisco.

    Vamos para as orientações?  Mantenha-se ativo mesmo dentro de casa. Ficar muito tempo na cama não é aconselhável, mesmo que você possa, pois a nossa necessidade de descanso também tem limites.

    “As pessoas tinham uma rotina que está sendo completamente alterada em função do isolamento social. Ainda assim, é importante manter os hábitos de vigília e sono dentro do possível, senão teremos mais sonolência durante o dia, menos energia e maior propensão a ter insônia”, comenta Dalva.

    Confira algumas orientações para você dormir melhor:

    Evite exercícios físicos extenuantes;

    Opte por uma alimentação leve;

    Chá preto, café e bebidas alcoólicas devem ser evitados;

    Evite ler, trabalhar no computador ou ver televisão na cama;

    Prepare o quarto deixando-o na penumbra e certifique-se que não esteja nem muito quente nem muito frio;

    Use um colchão adequado e faça a higiene dos lençóis;

    Priorize uma roupa que deixe seu corpo livre, sem nada apertando;

    Ao deitar na cama, relaxe o corpo e a musculatura facial

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