Favoritos

Você não favoritou nenhum post ainda. Para fazer isso, basta clicar no ícone presente nas páginas.

  • O que fazer para tornar o home office menos desgastante?

  • O home office invadiu o nosso lar. O plano de muitas pessoas lá no início do isolamento social em função da Covid-19 era de usar esse tempo maior em casa para resolver coisas que estávamos adiando, mas não deu muito certo, não é mesmo? Descobrimos que o home office, especialmente neste cenário em que todos estão em casa, pode ser ainda mais desgastante. “Estamos trabalhando mais, temos a sensação que os dias ficaram mais longos e não conseguimos resolver tudo. Isso acontece porque eliminamos etapas que faziam parte do nosso dia, como o deslocamento até o local de trabalho ou momento de tomar um cafezinho com um colega”, explica o neurologista e neurocientista Jaderson Costa da Costa, diretor do Instituto do Cérebro da Pucrs.

    Não tem sido fácil lidar com toda a angústia da Covid-19 e o trabalho exaustivo e o especialista comenta que a pandemia levou a um aumento do consumo de bebidas alcoólicas, violência doméstica e depressão. “É importante entender que todos estamos passando por isso, desde a frustração de não conseguir seguir os planos iniciais como o desgaste. É um fenômeno normal e o nosso desafio é lidar com essa nova realidade”, destaca ele, que participou na semana passada de uma LIVE do Jornal do Comércio.

    Confira as dicas do neurocientista para quem está em casa trabalhando:

    - Mantenha horários estabelecidos para iniciar e terminar o trabalho;

    - Evite sair de uma reunião pelo computador e entrar imediatamente em outra. É importante ter um tempo para levantar um pouco, respirar e tomar uma água ou cafezinho;

    - Mude de posição na cadeira, movimente o corpo;

    - Incorpore a meditação. Essa prática ajuda você a desenvolver a sua capacidade de se isolar desse bombardeio de atividades e informações e ficar só com o teu eu para restabelecer a sua a energia mental.

    Comentários

    Comente ...