Favoritos

Você não favoritou nenhum post ainda. Para fazer isso, basta clicar no ícone presente nas páginas.

  • Rigidez nos músculos da face e dor de cabeça podem ser sinais de bruxismo

  • Você tem acordado com rigidez nos músculos da face e no pescoço? Dor de cabeça? Então você pode estar bruxismo, algo bem comum, por exemplo, em momentos de estresse como o que estamos vivendo neste cenário de pandemia da Covid-19.

    A fisioterapeuta especializada em Bruxismo e Disfunções de articulação Temporomandibular, Ana Falk, explica que o bruxismo é o ato de tocar, apertar ou ranger os dentes. Ele pode acontecer de dia (bruxismo da vigília) ou à noite (bruxismo do sono). “O bruxismo pode estar associado a situações como estresse, ansiedade e até mesmo apneia do sono. A identificação é feita por uma anamnese direcionada por um  profissional especializado, mas as pessoas que sentem tensão nos músculos da face e pescoço, dores de cabeça frequente e desgaste nos dentes devem estar atentas”, orienta.

    Ana explica que os desconfortos causados pelo bruxismo podem deixar a pessoa mais estressada, além de desgastar e até gerar fraturas dentárias.

    Como controlar o bruxismo?

    A especialista nos conta que o bruxismo pode ser evitado e controlado por meio de estratégias de mudanças de hábitos e manejo do estresse. Somente a placa pode não ser a solução. “Temos que pensar em um tratamento mais global. A Meditação e as técnicas de relaxamento podem ser de grande valor para associarmos aos protocolos específicos para controle do bruxismo”, relata Ana.

    Comentários

    Comente ...