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  • Você sabia que a música pode ter um efeito poderoso para o seu treino?

  • O que toca no seu celular ou caixa de som enquanto você se exercita? Intuitivamente, nos costumamos usar a música para a distração durante uma caminhada, para nos motivarmos em uma aula de musculação ou para relaxarmos durante a meditação.

    Mas, comprovadamente, os efeitos positivos do uso desse elemento lúdico vão além. Estudo realizado pela Universidade Brunel de Londres comprovam que a música ajuda a diminuir a percepção de esforço e aumenta a resistência em até 15%.

    Ouvir as nossas canções preferidas estimula o cérebro a liberar a dopamina, substância responsável pela sensação de prazer. Durante o exercício, isso pode resultar em uma redução da frequência cardíaca, controle da pressão arterial e até mesmo influenciar na nossa velocidade respiratória.

    Psicologicamente, durante o exercício, a música pode atuar como um motivador quando estivermos perto da exaustão ou uma aliada para ajudar a relaxar, como em um alongamento. Alguns estudos afirmam que a música adia a fadiga e aumenta a resistência muscular.

    Comece a prestar atenção nas suas músicas preferidas e nos efeitos provocados no seu corpo. Se você vai iniciar com uma caminhada, opte por um ritmo mais lento. Isso é importante até mesmo para que, nessa fase de aquecimento, a própria música não leve você a se empolgar demais e ir além da sua condição física, provocando alguma lesão. No decorrer do treinamento, as batidas da música podem se tornar mais rápidas, atuando como um aliado na progressão da atividade.

    De acordo com o Conselho Americano de Exercício, a música deve corresponder à frequência cardíaca que você espera ter durante o treino. Por isso, é importante encontrar as canções que tenham as batidas por minuto (bpm) adequadas para a atividade. Assim, na caminhada acelerada, por exemplo, você pode escolher àquelas que vão de 137-139 bpm. Na corrida de 147-169 bpm e na bicicleta de 135-170 bpm.

    Bora se movimentar ao som da música certa? No próximo post, vamos mostrar alguns exemplos de músicas para cada tipo de atividade!

    Saiba quais as músicas que podem ajudar a melhorar o seu desempenho

    A escolha das músicas usadas durante a atividade física é uma questão particular, já que as canções produzem efeitos diferenciados em cada pessoa.

    Mas, existem alguns parâmetros que podem ser seguidos, segundo estudos realizados nessa área. Confira abaixo os batimentos aproximados e as músicas para cada atividade:

    1. Preparação mental: 89 bpm

    “Umbrella”- Rihanna Ft. Jay Zee

    2. Aquecimento: 108 bpm

    “Gettin Jiggy With It” - Will Smith

    3. Alongamento: 98 bpm

    “Lifted” - The Lighthouse Family

    4. Alta resistência - 153 bpm

    “Rockafeller Skank” - Fatboy Slim

    5. Relaxamento: 88 bpm

    “Whatta Man” - Salt-n-Pepa

    Fonte: The Sport Journal

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